sábado, 20 de junho de 2026

Minha experiência com o Cine Materna

 Oi.

No dia 2 de junho, eu tive a oportunidade de ir a uma sessão de cinema organizada pelo Cine Materna. Eu fiquei sabendo do projeto um pouco tempo depois de a minha filha nascer, ficava só na intenção de ir a uma sessão, mas nunca ia. Até que no dia 2 conseguimos ir, mas fomos lá no Rio mesmo, no Kinoplex do Shopping Nova América.

Antes que eu conte a minha experiência, o que é o Cine Materna?

O Cine Materna é uma ONG que organiza sessões de cinema adaptadas para famílias com bebês de até 18 meses. Ela tem alguns aspectos diferentes de uma sessão comum: a iluminação é diferenciada, o volume é mais baixo (só que isso não se aplica a filmes com muita trilha sonora, sabe aquele clássico “O diálogo do filme tá baixo, mas a música está alta?” Então, tipo isso. O diálogo fica mais baixo, mas a música, não muito) e eles montam um trocador e um tapete de EVA na frente da sala para bebês maiores.

O número de sessões é variável. Aqui em Ribeirão, por exemplo, só acontece uma vez por mês, geralmente no meio do mês e em apenas um shopping: no Iguatemi. Já no Rio e em São Paulo, a oferta é maior. Ah, as sessões são durante a semana e à tarde, não são em horários “concorridos”.

Eles liberam um número limitado de ingressos-cortesia também e para escolher o filme a ser exibido, é preciso se cadastrar no site para votar.

Apesar de ser uma sessão organizada pelo Cine Materna, os ingressos da sessão ficam disponíveis para a compra para qualquer pessoa, mas se a pessoa optar por essa sessão, ela tem que ter em mente que é uma sessão inclusiva, então não vai poder reclamar de choro de bebê.

O filme a que assistimos foi “Michael”, na sessão das 14h.

Michael - Filme 2026 - AdoroCinema 

Como fomos meu marido e eu, acabamos não pegando cortesia. Mas se eu tivesse ido sozinha com a minha filha, certamente eu teria conseguido, quando chegamos, só havia duas famílias esperando pela sessão.

De qualquer forma, não pagamos caro. Clientes TIM Controle têm direito a uma promoção no Kinoplex e, de segunda à quarta, o Kinoplex faz dobradinha de ingressos, então nossos ingressos saíram por R$ 25 (a neném não paga). Eu também tinha direito a uma promoção de combo, mas acho que eu não soube aplicar direito.

A sessão estava relativamente vazia, acho que se havia umas 15 cabeças, era muito. A maioria era famílias com bebês, mas também tinha gente sem bebê. O clima estava muito civilizado, quem não tinha bebê não reclamou de quem tinha e as pessoas foram bem educadas também, não ficavam conversando, nem atrapalhando a sessão. Na verdade, até os bebês ficaram relativamente quietinhos (inclusive a nossa bebê), e olha que eles tinham “licença” pra fazer o que quisessem.

A maioria dos bebês parecia ter menos de 1 ano. A nossa filha estava com 4 meses na época da sessão, mas acho que vi uma bebê ainda mais nova do que ela.

No final das sessões, dizem que há um bate-papo, mas eu não vi nenhum bate-papo acontecer. Simplesmente saímos da sala e, na porta, tinha uma moça do Cine Materna distribuindo sacolinhas de brindes, que eram umas amostras grátis de pomada pra assadura, talco líquido, protetor, etc.

                                                        Brindes que ganhamos

Eu gostei da experiência. Sabe, eu aceito de boa o fato de agora que eu tenho uma filha e não vou caber em todos os espaços, e tá tudo bem.

Antes de ela nascer, eu gostava de ir ao cinema, apesar de não ir com muita frequência, mas pelo menos eu sabia que eu tinha a opção. E com o Cine Materna, é bom saber que eu continuo tendo essa opção. Eu irei a outras sessões do Cine Materna, se o tempo assim permitir.

 

 

Caldo verde

Oi.

Tem feito frio aqui em Ribeirão, teve uma madrugada que chegou a fazer 8–9 °C. Dito isso, esse tempinho é bom para um caldo, né?

Foi o que a minha sogra achou. Na quinta à noite, véspera de feriado aqui em Ribeirão, ela sugeriu que fizéssemos um caldo na sexta. Perguntei que caldo seria e eu disse que poderia fazer caldo verde. Ano passado, em um período de frio, fizemos caldo verde aqui em casa e todo mundo gostou. Então, repetimos a dose.

É uma pena que a noite de ontem não estava tão fria quanto as outras, mas ainda valeu. Sem contar que o tempo está virando de novo, o dia hoje está bem ameno, então vou ter um caldo quentinho no almoço pra ajudar a esquentar.

Vamos à receita?

[Fiquei feliz que dessa vez consegui as medidas exatas de uma receita de olhômetro.]

CALDO VERDE 

Ingredientes:

  • 10 batatas pequenas-médias 
  • 2 gomos de linguiça calabresa
  • 100 g de bacon
  • 1 maço de couve
  • 1 cebola 
  • Sal a gosto 

Modo de preparo: 

Descasque as batatas, corte-as em pedaços menores e coloque-as no fogo para cozinhar. Enquanto elas cozinham, corte a linguiça em rodelas e o bacon em pedacinhos. Corte o maço de couve em tirinhas e reserve. Em uma panela separada, aqueça o óleo e coloque a linguiça e o bacon. Refogue-os até ficarem dourados. Depois, adicione a cebola e refogue até ela ficar transparente. Depois que a batata estiver pronta, adicione toda ela ou boa parte dela (eu gosto de deixar uns pedacinhos dela no caldo) no liquidificador com a água do cozimento e bata até formar um creme.

Adicione esse creme à panela com a linguiça e o bacon. Também adicione o maço de couve e mexa. Se você achar que o creme ficou muito grosso, coloque água até ficar do seu gosto. Deixe levantar fervura. Nessa etapa, você também prova e acerta o sal. Após ferver, desligue e está pronto. Sirva com torradinhas, croutons ou o bom e velho pão francês, se quiser.

Dicas:

  • O bacon é opcional, adicione se quiser;
  • Você pode colocar agrião em vez da couve ou colocar os dois, fica muito bom também;
  • Experimente adicionar alho-poró, também dá um “tchan”;
  • Você pode adicionar pimenta do reino. Eu prefiro não colocar, pois algumas linguiças já são naturalmente apimentadas;
  • Se você quiser um caldo ainda mais encorpado, pode trocar a batata por aipim (ou mandioca, ou macaxeira) ou adicioná-lo junto com a batata, só que o caldo fica mais escuro. 

 

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Testando hobbies: aquarela

 Oi.

Testei esse hobby tem um tempo, acho que uns dois meses. Só que na época eu ainda não tinha o blog, mas, ainda assim, achei que seria um assunto legal (sem contar que eu agora tenho a caixa do hobby de saboaria me esperando). Lembra que eu disse que eu era uma colecionadora de hobbies? Então.

Existe uma iniciativa muito legal chamada “Um hobbie por vez”, que é o primeiro clube de hobbies do Brasil (é o que tá no site). Como funciona?

Sabe aquelas caixas por assinatura? Existe caixa de coisa de pet, de produtos de beleza, de livros, etc., e a “Um hobbie por vez” é tipo isso: todo mês, elas mandam uma caixinha com materiais para você testar um hobby novo + passo a passo. Você pode assinar e receber uma caixa todo mês ou optar por comprar nos meses em que o hobby te interessa. Elas também vendem caixas de hobbies passados.

Quando eu descobri, fiquei doida! Eu ando querendo expandir meus hobbies para coisas mais manuais, artesanais, sabe? Não me acho “a” talentosa, mas eu gosto muito de criar e acho que hobbies manuais se encaixam no projeto “Quero ter menos tempo de tela”. Inclusive, estou namorando várias caixinhas de hobbies de lá, espero que permaneçam à venda até eu poder comprá-las! [A saber: cerâmica fria (mas a caixinha não tá à venda separadamente), bordado livre, acessórios de cristais e pérolas e biscoitos (a box especial de Natal)]

Comecei pelo hobby de abril, que foi aquarela. Eu não assinei, optei por comprar avulsa. Para ser sincera, eu não assinaria, pois nem todos os hobbies me interessam. Desde que eu descobri a “Um hobbie por vez”, fizeram uma caixa de customização para a Copa e a próxima caixa é de flores com haste de chenille, que não me interessam em nada.

Bom, os materiais vieram em uma caixinha bem compacta, entregue pelos Correios e chegou rapidinho (talvez porque venha de Orlândia, que não fica longe de Ribeirão).

 
 
O que veio na caixa: um conjunto de aquarelas Giotto de 12 cores, um bloco pequeno de papel Canson com gramatura de 250, um pincel, um borrifador, um aquabrush, um papelzinho de apresentação com o QR-code para os arquivos do passo a passo e um botton do hobby (não saiu na foto, mas foram dois bottons: o de 1 ano da marca e o do hobby).
 
Confesso que foi necessário muita força de vontade para não procrastinar o hobby. Sabe como é: trabalhadora autônoma, dona de casa e mãe de um bebê pequeno. Tempo livre é uma coisa que você praticamente não tem e é uma coisa de que você precisa sendo mãe ou não, pois nos dedicar às nossas coisinhas nos dá alguma alegria e não nos deixa cair em depressão, acreditem!
 
Mas foi até bem tranquilo, aproveitei uma manhã de domingo em que tava todo mundo dormindo. O passo a passo é compacto, mas explica o suficiente para ser uma “degustação” de hobby: alguns antecedentes sobre o “instrutor” do mês, alguns conceitos básicos e o projeto prático. Apesar de apresentarem um projeto, você pode fazer algo diferente, é só aplicar o que foi ensinado.
 
O projeto era pintar dois limões em um galho. Veio o desenho do limão para você imprimir e passar para o Canson. Como eu não tenho impressora, tive que desenhar no papel vegetal pela tela do tablet e depois fazer o decalque pro papel Canson. Então, peço desculpas se não está perfeito, não sou boa desenhista.
 
O resultado:
 
 
Tá mais feio ao vivo, juro. Mas para uma primeira tentativa, até que não ficou tão ruim. Eu acho que as sombras das folhas ficaram muito destacadas, não foi uma transição suave. O limão também está muito marcado. Realmente, luz e sombra é algo que ainda é difícil pra mim, mesmo eu pintando livros de colorir há mais de 10 anos.
 
Testaria o hobby de novo? Depois que eu terminei esse projeto, eu disse que não, mas, pensando bem, eu não descartaria totalmente, talvez eu pudesse usar a técnica nos meus coloridos (eu já pintei páginas dos meus livros usando lápis aquarelável, mas não usando as técnicas de aquarela).
 
Até a próxima! 
 
 

Oi

Oi.

Eu sou a Paula, muito prazer.

Eu já tinha a ideia de criar um cantinho virtual meu desde o ano passado, mas nunca tocava o projeto. Muitas coisas aconteceram. Tive ideias mirabolantes, mas, no fim, acabei optando pelo bom e velho blog.

Sabe, eu ando meio cansada do sistema. E quando eu digo “sistema”, não quero dizer nada no sentido político-econômico. Mas já pararam para pensar o quanto somos bombardeados de informações o tempo todo? Ninguém quer mais ler textão nem ver vídeos longos, querem tudo para ontem! 

Sem contar que além de os nossos cérebros estarem corroendo por causa desse excesso de informação e imediatismo, parece que também estamos ficando preguiçosos. Ninguém mais se dá o trabalho de aprender alguma coisa, é tudo IA. Quer alguma coisa? Joga na IA. Eu também uso IA. Mas quero aprender as coisas também.

Confesso que tô meio cansada disso tudo. Não quero que o meu cérebro derreta. Não quero ser mentalmente preguiçosa. Logo eu, que gosto muito de estudar e sou uma verdadeira acumuladora de cursos. Mas eu sinto que não estou conseguindo estudar como gostaria em parte por causa desse “sistema”. Acho que ele tem o potencial de estragar muitos potenciais.

Sabe, sinto um pouco de falta de antigamente. Quando ficávamos realmente desconectados e nos concentrávamos em outras coisas. Queria voltar a ser assim. Eu sei que no mundo de hoje, e por causa do meu trabalho, é praticamente impossível me desconectar, mas gostaria de passar menos tempo “scrollando” no celular e mais tempo estudando, lendo livros e me dedicando a hobbies, tipo esse blog aqui.

Na realidade, eu criei esse blog justamente para compartilhar as coisas de que gosto, meus estudos, meus experimentos e reflexões (sim, sou a menina do textão).

Bom, falei, falei, e não me apresentei. Como veem, eu não sei ser sucinta. Mas vou tentar.

Tenho 33 anos. Sou mãe de primeira viagem de uma menina. Sou tradutora. Sou casada. Sou carioca, mas moro em Ribeirão Preto. Além de ser colecionadora de cursos, sou colecionadora de hobbies e interesses. No momento, meus maiores interesses são a Culinária (com ênfase na Confeitaria) e a Programação. Mas também gosto muito de livros de colorir (menos de Boobie Goods, a não ser que seja tipo Boobie Goods, mas sem seres vivos, eu prefiro pintar padrões, objetos e natureza), de quebra-cabeças e de jogar no computador (Tibia e The Sims 💖)/mobile (no caso do mobile, gosto daqueles joguinhos tipo merge). Gosto de idiomas e até tenho um canal, mas tá parado. Tenho vários projetos não concretizados ou inacabados, tipo esse aqui, mas sempre digo que vou voltar.

Sou muito pensativa-reflexiva. Sou muito reservada. Não me sigam nas redes sociais, lá é só pros chegados.

É isso. Se você chegou até aqui, seja bem-vindo(a). Pode entrar, se quiser. Se não quiser, tudo bem também.

Até a próxima. 

 

Minha experiência com o Cine Materna

 Oi. No dia 2 de junho, eu tive a oportunidade de ir a uma sessão de cinema organizada pelo Cine Materna . Eu fiquei sabendo do projeto um p...