Oi.
No dia 2 de junho, eu tive a oportunidade de ir a uma sessão de cinema organizada pelo Cine Materna. Eu fiquei sabendo do projeto um pouco tempo depois de a minha filha nascer, ficava só na intenção de ir a uma sessão, mas nunca ia. Até que no dia 2 conseguimos ir, mas fomos lá no Rio mesmo, no Kinoplex do Shopping Nova América.
Antes que eu conte a minha experiência, o que é o Cine Materna?
O Cine Materna é uma ONG que organiza sessões de cinema adaptadas para famílias com bebês de até 18 meses. Ela tem alguns aspectos diferentes de uma sessão comum: a iluminação é diferenciada, o volume é mais baixo (só que isso não se aplica a filmes com muita trilha sonora, sabe aquele clássico “O diálogo do filme tá baixo, mas a música está alta?” Então, tipo isso. O diálogo fica mais baixo, mas a música, não muito) e eles montam um trocador e um tapete de EVA na frente da sala para bebês maiores.
O número de sessões é variável. Aqui em Ribeirão, por exemplo, só acontece uma vez por mês, geralmente no meio do mês e em apenas um shopping: no Iguatemi. Já no Rio e em São Paulo, a oferta é maior. Ah, as sessões são durante a semana e à tarde, não são em horários “concorridos”.
Eles liberam um número limitado de ingressos-cortesia também e para escolher o filme a ser exibido, é preciso se cadastrar no site para votar.
Apesar de ser uma sessão organizada pelo Cine Materna, os ingressos da sessão ficam disponíveis para a compra para qualquer pessoa, mas se a pessoa optar por essa sessão, ela tem que ter em mente que é uma sessão inclusiva, então não vai poder reclamar de choro de bebê.
O filme a que assistimos foi “Michael”, na sessão das 14h.
Como fomos meu marido e eu, acabamos não pegando cortesia. Mas se eu tivesse ido sozinha com a minha filha, certamente eu teria conseguido, quando chegamos, só havia duas famílias esperando pela sessão.
De qualquer forma, não pagamos caro. Clientes TIM Controle têm direito a uma promoção no Kinoplex e, de segunda à quarta, o Kinoplex faz dobradinha de ingressos, então nossos ingressos saíram por R$ 25 (a neném não paga). Eu também tinha direito a uma promoção de combo, mas acho que eu não soube aplicar direito.
A sessão estava relativamente vazia, acho que se havia umas 15 cabeças, era muito. A maioria era famílias com bebês, mas também tinha gente sem bebê. O clima estava muito civilizado, quem não tinha bebê não reclamou de quem tinha e as pessoas foram bem educadas também, não ficavam conversando, nem atrapalhando a sessão. Na verdade, até os bebês ficaram relativamente quietinhos (inclusive a nossa bebê), e olha que eles tinham “licença” pra fazer o que quisessem.
A maioria dos bebês parecia ter menos de 1 ano. A nossa filha estava com 4 meses na época da sessão, mas acho que vi uma bebê ainda mais nova do que ela.
No final das sessões, dizem que há um bate-papo, mas eu não vi nenhum bate-papo acontecer. Simplesmente saímos da sala e, na porta, tinha uma moça do Cine Materna distribuindo sacolinhas de brindes, que eram umas amostras grátis de pomada pra assadura, talco líquido, protetor, etc.
Brindes que ganhamosEu gostei da experiência. Sabe, eu aceito de boa o fato de agora que eu tenho uma filha e não vou caber em todos os espaços, e tá tudo bem.
Antes de ela nascer, eu gostava de ir ao cinema, apesar de não ir com muita frequência, mas pelo menos eu sabia que eu tinha a opção. E com o Cine Materna, é bom saber que eu continuo tendo essa opção. Eu irei a outras sessões do Cine Materna, se o tempo assim permitir.



