sábado, 20 de junho de 2026

Caldo verde

Oi.

Tem feito frio aqui em Ribeirão, teve uma madrugada que chegou a fazer 8–9 °C. Dito isso, esse tempinho é bom para um caldo, né?

Foi o que a minha sogra achou. Na quinta à noite, véspera de feriado aqui em Ribeirão, ela sugeriu que fizéssemos um caldo na sexta. Perguntei que caldo seria e eu disse que poderia fazer caldo verde. Ano passado, em um período de frio, fizemos caldo verde aqui em casa e todo mundo gostou. Então, repetimos a dose.

É uma pena que a noite de ontem não estava tão fria quanto as outras, mas ainda valeu. Sem contar que o tempo está virando de novo, o dia hoje está bem ameno, então vou ter um caldo quentinho no almoço pra ajudar a esquentar.

Vamos à receita?

[Fiquei feliz que dessa vez consegui as medidas exatas de uma receita de olhômetro.]

CALDO VERDE 

Ingredientes:

  • 10 batatas pequenas-médias 
  • 2 gomos de linguiça calabresa
  • 100 g de bacon
  • 1 maço de couve
  • 1 cebola 
  • Sal a gosto 

Modo de preparo: 

Descasque as batatas, corte-as em pedaços menores e coloque-as no fogo para cozinhar. Enquanto elas cozinham, corte a linguiça em rodelas e o bacon em pedacinhos. Corte o maço de couve em tirinhas e reserve. Em uma panela separada, aqueça o óleo e coloque a linguiça e o bacon. Refogue-os até ficarem dourados. Depois, adicione a cebola e refogue até ela ficar transparente. Depois que a batata estiver pronta, adicione toda ela ou boa parte dela (eu gosto de deixar uns pedacinhos dela no caldo) no liquidificador com a água do cozimento e bata até formar um creme.

Adicione esse creme à panela com a linguiça e o bacon. Também adicione o maço de couve e mexa. Se você achar que o creme ficou muito grosso, coloque água até ficar do seu gosto. Deixe levantar fervura. Nessa etapa, você também prova e acerta o sal. Após ferver, desligue e está pronto. Sirva com torradinhas, croutons ou o bom e velho pão francês, se quiser.

Dicas:

  • O bacon é opcional, adicione se quiser;
  • Você pode colocar agrião em vez da couve ou colocar os dois, fica muito bom também;
  • Experimente adicionar alho-poró, também dá um “tchan”;
  • Você pode adicionar pimenta do reino. Eu prefiro não colocar, pois algumas linguiças já são naturalmente apimentadas;
  • Se você quiser um caldo ainda mais encorpado, pode trocar a batata por aipim (ou mandioca, ou macaxeira) ou adicioná-lo junto com a batata, só que o caldo fica mais escuro. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha experiência com o Cine Materna

 Oi. No dia 2 de junho, eu tive a oportunidade de ir a uma sessão de cinema organizada pelo Cine Materna . Eu fiquei sabendo do projeto um p...