quarta-feira, 17 de junho de 2026

Testando hobbies: aquarela

 Oi.

Testei esse hobby tem um tempo, acho que uns dois meses. Só que na época eu ainda não tinha o blog, mas, ainda assim, achei que seria um assunto legal (sem contar que eu agora tenho a caixa do hobby de saboaria me esperando). Lembra que eu disse que eu era uma colecionadora de hobbies? Então.

Existe uma iniciativa muito legal chamada “Um hobbie por vez”, que é o primeiro clube de hobbies do Brasil (é o que tá no site). Como funciona?

Sabe aquelas caixas por assinatura? Existe caixa de coisa de pet, de produtos de beleza, de livros, etc., e a “Um hobbie por vez” é tipo isso: todo mês, elas mandam uma caixinha com materiais para você testar um hobby novo + passo a passo. Você pode assinar e receber uma caixa todo mês ou optar por comprar nos meses em que o hobby te interessa. Elas também vendem caixas de hobbies passados.

Quando eu descobri, fiquei doida! Eu ando querendo expandir meus hobbies para coisas mais manuais, artesanais, sabe? Não me acho “a” talentosa, mas eu gosto muito de criar e acho que hobbies manuais se encaixam no projeto “Quero ter menos tempo de tela”. Inclusive, estou namorando várias caixinhas de hobbies de lá, espero que permaneçam à venda até eu poder comprá-las! [A saber: cerâmica fria (mas a caixinha não tá à venda separadamente), bordado livre, acessórios de cristais e pérolas e biscoitos (a box especial de Natal)]

Comecei pelo hobby de abril, que foi aquarela. Eu não assinei, optei por comprar avulsa. Para ser sincera, eu não assinaria, pois nem todos os hobbies me interessam. Desde que eu descobri a “Um hobbie por vez”, fizeram uma caixa de customização para a Copa e a próxima caixa é de flores com haste de chenille, que não me interessam em nada.

Bom, os materiais vieram em uma caixinha bem compacta, entregue pelos Correios e chegou rapidinho (talvez porque venha de Orlândia, que não fica longe de Ribeirão).

 
 
O que veio na caixa: um conjunto de aquarelas Giotto de 12 cores, um bloco pequeno de papel Canson com gramatura de 250, um pincel, um borrifador, um aquabrush, um papelzinho de apresentação com o QR-code para os arquivos do passo a passo e um botton do hobby (não saiu na foto, mas foram dois bottons: o de 1 ano da marca e o do hobby).
 
Confesso que foi necessário muita força de vontade para não procrastinar o hobby. Sabe como é: trabalhadora autônoma, dona de casa e mãe de um bebê pequeno. Tempo livre é uma coisa que você praticamente não tem e é uma coisa de que você precisa sendo mãe ou não, pois nos dedicar às nossas coisinhas nos dá alguma alegria e não nos deixa cair em depressão, acreditem!
 
Mas foi até bem tranquilo, aproveitei uma manhã de domingo em que tava todo mundo dormindo. O passo a passo é compacto, mas explica o suficiente para ser uma “degustação” de hobby: alguns antecedentes sobre o “instrutor” do mês, alguns conceitos básicos e o projeto prático. Apesar de apresentarem um projeto, você pode fazer algo diferente, é só aplicar o que foi ensinado.
 
O projeto era pintar dois limões em um galho. Veio o desenho do limão para você imprimir e passar para o Canson. Como eu não tenho impressora, tive que desenhar no papel vegetal pela tela do tablet e depois fazer o decalque pro papel Canson. Então, peço desculpas se não está perfeito, não sou boa desenhista.
 
O resultado:
 
 
Tá mais feio ao vivo, juro. Mas para uma primeira tentativa, até que não ficou tão ruim. Eu acho que as sombras das folhas ficaram muito destacadas, não foi uma transição suave. O limão também está muito marcado. Realmente, luz e sombra é algo que ainda é difícil pra mim, mesmo eu pintando livros de colorir há mais de 10 anos.
 
Testaria o hobby de novo? Depois que eu terminei esse projeto, eu disse que não, mas, pensando bem, eu não descartaria totalmente, talvez eu pudesse usar a técnica nos meus coloridos (eu já pintei páginas dos meus livros usando lápis aquarelável, mas não usando as técnicas de aquarela).
 
Até a próxima! 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha experiência com o Cine Materna

 Oi. No dia 2 de junho, eu tive a oportunidade de ir a uma sessão de cinema organizada pelo Cine Materna . Eu fiquei sabendo do projeto um p...